Sexta-feira, 12 de Março de 2010

 
Ao falarmos do trabalho dos gregos para o mundo contemporâneo, percebemos que muitos textos ressaltam como as experiências políticas de Atenas serviram de base para a construção do regime democrático. A luta pelo fim dos privilégios aristocráticos e a consolidação de uma sociedade sem ordens, com direitos, mais amplos teriam sido os pilares dessa nova forma de governo.No entanto, não podemos afirmar que a ideia de democracia entre os gregos seja a mesma do mundo contemporâneo.

Hoje, quando definimos a democracia, entendemos que este seria o “governo”, “do povo”. Ao falarmos que o “governo pertence ao povo”, compreendemos que a maioria da população tem o direito de participar na vida política do seu tempo. De facto, nas democracias contemporâneas, os governos tentam ampliar o direito ao voto e minimizao muitas restrições que possam impedir a participação política dos cidadãos.
Analisemos entao a democracia Portuguesa. Em Portugal qualquer pessoa, seja ela homem ou mulher, apartir dos 18 anos pode participar na vida politica atravez do voto. Além disso, a nossa constituição não prevê nenhum entrave de ordem religiosa, econômica, política ou étnica para aqueles que desejem escolher seus representantes políticos. Até os analfabetos, que á décadas atrás eram equivocadamente vistos como “inaptos”, hoje podem dirigir-se às urnas.
Para os gregos, a noção de democracia era bastante diferente da que hoje experimentamos e acreditamos ser “universal”. A condição de cidadania era estabelecida por pressupostos que excluíam boa parte da população. Os escravos, as mulheres, os estrangeiros e menores de dezoito anos não podiam exercer o seu direito de cidadania. Tal opção não envolvia algum tipo de interesse político, mas assinalava um comportamento da própria cultura ateniense.
Entao podemos ver que ao longo dos tempos a democracia tem-se tornado cada vez mais abrangente.
 
 
 
 
 

tags:

publicado por danielapedrix às 21:14
Adorei, Paula
Jogos a 2 de Dezembro de 2010 às 00:39

Aqui vao encontrar os trabalhos que realizei e que mais gostei. São trabalhos que lhe vão despertar a curiosidade de saber mais de algo. Projecto BlogsN-Escola EB23 de Nevogilde
mais sobre mim
Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
13

14
15
16
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30
31


pesquisar neste blog
 
blogs SAPO